Apresentação

“Não treine as crianças a aprender pela força e aspereza, mas direcione-as para o que diverte as suas mentes, para que possam descobrir, com mais precisão, a tendência peculiar do génio de cada uma.”

_PLATÃO

Desenvolvemos a criança como um todo, com uma abordagem centrada no aluno, através de aprendizagem ativa num ambiente seguro e inclusivo.

_PLATÃO

Educação Humanizada

A educação humanizada leva em consideração a subjetividade de cada estudante. Cada pessoa é compreendida em sua totalidade, sendo que os aspectos emocionais ganham importância no processo de ensino. O objetivo dessa abordagem é fazer com que o estudante se sinta acolhido e pertencente aos grupos com os quais convive, seja na escola, seja em outros espaços. Desse modo, a escola não estará preocupada apenas com conceitos e fórmulas, mas também com o desenvolvimento socioemocional de seus estudantes.

Escola
Azul

O conceito Escola Azul trabalha o tema oceano dentro do currículo escolar de forma transversal. Desenvolve pensamento crítico e criativo para angariar ativamente a comunidade escolar na cultura oceânica.

Incentiva estudantes a terem maior consciência sobre o oceano e criaram laços afetivos com o oceano, promovem ações e mudanças de comportamento para e em prol da sustentabilidade.
O CCM ganhou o selo de escola azul em 2022 após desenvolver um trabalho sobre lixo marinho e microplásticos.
Desde lá assumimos o compromisso com os oceanos!
Somos hoje um grande cardume azul

por projetos

Educação por projetos

Hoje, muito se fala em educação baseada em projetos. Essa é uma prática com metodologia ativa de aprendizagem.

A educação baseada em projetos consiste em ofertar ao aluno a oportunidade de realizar um projeto, sozinho ou em equipe, sob a orientação é supervisão do professor.

Esse formato deve criar condições favoráveis ​​para dar sentido à aprendizagem, engajar alunos a se questionarem sobre o que estão aprendendo e a buscar soluções criativas. Além disso, proporciona diversas possibilidades dentro da sala de aula.

Os projetos desenvolvem habilidade que não são estritamente disciplinares, geralmente parte do ponto de interesse do aluno, é motivante e permite uma abordagem não seriada.

Assim nossos alunos desenvolvem autonomia, aprendem a pesquisar, são responsáveis por seus trabalhos e passam adiante o conhecimento adquirido.

Como exemplo, alguns projetos:

PROJETO DE GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO

Educar financeiramente nossos alunos para que tenham uma relação saudável com o dinheiro tem uma importância muito grande. Uma vida planejada financeiramente e com objetivos é mais feliz. #PROJETO DE GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO. Queremos ensinar que a criança é capaz de poupar, de planejar a realização de um desejo e por isso anualmente convidamos nossos alunos a participar de uma poupança para uma semana bacana em outubro, que é programada junto aos alunos.

Grandes escritores

Sabe todas aquelas histórias que seu filho inventa no banho ou nas caminhadas para a aula? Elas vão virar livros de verdade que serão lançados num lindo dia de autógrafos! Esse projeto visa trabalhar competências como curiosidade, criatividade, colaboração, comunicação e análise crítica. Para estimular esse protagonismo por meio da escrita e leitura, o CCM em parceria uma gráfica oferece um projeto que torna cada criança autora do próprio livro.

Modelo Organizacional

Metodologia Ativa é a proposta que envolve uma “situação-problema”.

Estimular a resolver “situações-problema”, é fazer com que os estudantes tenham mais interesse, que participem e busquem informações, sintam-se úteis e, assim, a aprendizagem, de fato, acontece. O papel do professor passa a ser o de criar situações de aprendizagens e mediações.
Botão do WhatsApp