Como conseguir a aprovação no vestibular?

Sabemos que o ensino médio é crucial para a decisão da carreira profissional. Os três anos de formação são essenciais para que o aluno identifique qual é sua área de maior afinidade e, assim, escolher qual será sua carreira.

Por essa razão, é necessário manter organização e disciplina ao longo dos três anos de formação no ensino médio para obter êxito nas provas de vestibular e, assim, ingressar na universidade com tranquilidade. Confira, neste blog, alguns hábitos que ajudarão você a alcançar o sucesso em sua aprovação.

Quando começar o processo de preparação?

Sabemos que o período de preparação para o vestibular não é nada fácil. É preciso abrir mão de diversas atividades, que, a princípio, trazem bem-estar, para focar de maneira plena na aprovação. A abstração dessas atividades é a principal causadora do desânimo e indisciplina ao longo da preparação, uma vez que nem todos os adolescentes cultivam, desde a infância, o hábito da disciplina.

Adaptar a rotina para concentrar-se nos estudos e abrir mão de atividades prazerosas não é fácil, embora a longo prazo esse esforço valha a pena. Muitos alunos acreditam que o período de preparação para o vestibular ocorre apenas no terceiro ano, mas essa crença é uma armadilha.

O conteúdo cobrado nos vestibulares começa a partir do primeiro ano do ensino médio, e esperar até o último ano para se preparar é uma péssima decisão. Por essa razão, a organização dos estudos para as provas deve iniciar desde o primeiro dia de aula no ensino médio.

Como se organizar para os estudos?

Tal como mencionado acima, a maior dificuldade nas taxas de sucesso na aprovação está em abrir mão de atividades de bem-estar e diversão para focar no que realmente importa: a aprovação no vestibular. Entenda que isso não significa que a rotina de estudos precise ser alienante, muito pelo contrário. É necessário encontrar um equilíbrio entre o que precisa ser feito e o lazer.

O cronograma de estudos é uma excelente estratégia de organização que não apenas auxilia no planejamento das disciplinas, mas também na gestão de todas as tarefas do dia a dia. Nele, o estudante equilibra os dias dedicados a cada matéria estudada na escola e define os horários mais apropriados para revisar o conteúdo.

A importância da disciplina no processo

Por essa razão, é crucial o incentivo da família ao estudante, para que ele conte com apoio no processo e, consequentemente, mantenha a disciplina necessária para cumprir suas obrigações em prol da sua aprovação.

O dever da escola é oferecer ao longo dos anos uma formação completa, proporcionando aos alunos uma sólida bagagem de conteúdo com professores qualificados e bem preparados. No entanto, é crucial que o estudante aproveite as oportunidades para a preparação, sendo a disciplina um fator essencial nesse processo.

Quais são os principais vilões da disciplina?

A tecnologia pode ser uma grande aliada, entretanto, também pode se tornar a principal vilã. Hoje em dia, a internet oferece inúmeros conteúdos que auxiliam nos estudos, complementando os assuntos aprendidos em sala. Contudo, essa amplitude de possibilidades para o conhecimento também traz consigo diversas distrações, seja por meio das redes sociais, seja por streamings, ou outros elementos que representam desafios para manter o foco.

A geração que está na adolescência nasceu imersa em tecnologia e pode ser definida como uma geração ‘cronicamente online’. Compreende-se, então, porque esses adolescentes enfrentam grande dificuldade em manter a disciplina e o foco. Plataformas de vídeos rápidos, por exemplo, possuem gatilhos mentais que atuam em partes do cérebro ligadas ao prazer. Devido a esse excesso de estímulo, quando o estudante se depara com a necessidade de estudar, atividade que por vezes pode parecer maçante, ele desiste e opta por tarefas que proporcionam recompensas cerebrais mais imediatas. Dessa forma, os estudos são tangenciados, e as chances de sucesso na aprovação tornam-se mínimas.

A premissa é óbvia, mas nem todos os adolescentes possuem maturidade para manter o foco e a disciplina durante a preparação para o vestibular. É por isso que a ajuda da família nesses casos é essencial para apoiar os estudos dos filhos e ajudá-los a manter o foco.

A escola certa define os resultados!

É imprescindível que a família seja o alicerce do estudante ao longo da preparação, mas o ensino de qualidade é o que definirá os resultados positivos. Por essa razão, nosso ensino é diferenciado, visando permitir que os estudantes alcancem a meta que almejam, que é a aprovação no curso dos sonhos.

Ser aprovado no vestibular é possível, principalmente para os alunos do Colégio Carmo Mangia. Venha conhecer a nossa instituição!