O que é o G20?

O Grupo dos 20 (G20) tem sido uma plataforma importante para os debates e tomadas de decisões globais sobre a economia, a política e outras questões sociais desde 1999, quando foi formado. Composto pelas maiores economias do mundo, além da União Europeia, o G20 desenvolve um papel relevante na determinação das tendências que conduzem o nosso futuro. No entanto, muitos podem se perguntar: como essas discussões e decisões do G20 podem influenciar o futuro dos jovens alunos de hoje?

À medida que os alunos percorrem sua jornada educacional, é fundamental que conheçam as dinâmicas globais que podem afetar suas vidas e carreiras. O G20 oferece uma janela, se torna um canal único para observar e aprender através dele. Separamos algumas temáticas que o G20 pode influenciar, não somente o futuro dos alunos, mas como verão o mundo hoje:

1. Economia Global e Mercado de Trabalho:

As discussões econômicas no G20 impactam diretamente o mercado de trabalho. Decisões sobre comércio, investimento, políticas fiscais e regulamentações financeiras têm repercussões em várias indústrias e setores. Os alunos podem aprender a importância de acompanhar essas frentes para a escolha de carreira.

1. Mudanças Climáticas e Sustentabilidade:

A questão das mudanças climáticas é um dos tópicos mais discutidos no G20. As políticas ambientais adotadas pelos países participantes têm impacto nas futuras condições de vida. Os alunos podem aprender sobre a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental, assim como sobre as oportunidades de carreira no setor de energias renováveis e tecnologias verdes.

1. Educação e Inovação:

O G20 frequentemente discute políticas e estratégias para promover a educação e a inovação como propulsores do avanço econômico e do desenvolvimento social. Os alunos podem se inspirar em iniciativas globais que deem ênfase à qualidade da educação, igualdade de acesso e espaço para criatividade. Eles podem se tornar agentes de mudança em suas comunidades e contribuir para o incremento da educação e da tecnologia.

1. Diversidade e Inclusão:

O G20 representa uma variedade de culturas, tradições e sistemas políticos. As discussões dentro do grupo muitas vezes levantam pautas de inclusão e direitos humanos. Os alunos podem aprender a valorizar as diferenças culturais e a promover a inclusão em suas próprias vidas e meios de comunicação. Eles podem explorar as oportunidades de aprendizado coletivo e desenvolver habilidades de colaboração em um mundo cada vez mais veloz.

1. Desafios Globais e Engajamento Cívico:

O G20 enfrenta uma série de desafios, incluindo pobreza, desigualdade, segurança alimentar, saúde pública e conflitos geopolíticos. Os alunos podem aprender sobre a complexidade desses indicadores e a realidade do engajamento cívico na busca por soluções sustentáveis. Eles podem se inspirar em líderes que trabalham juntos para enfrentar esses obstáculos e se tornarem defensores ativos da justiça social e dos direitos humanos.

Mudanças reais

Em novembro de 2024, será a décima nona reunião do Grupo dos Vinte e a primeira do país na cúpula de chefes de Estado e Governo no Rio de Janeiro.
Este evento altera e acelera toda a dinâmica da cidade; os encontros culturais se tornam mais intencionais, os noticiários abrem novas perspectivas, gerando interesse e conhecimento de pautas que todo cidadão deveria, ao menos, refletir.
A presença de um evento como esse, reforça a visibilidade turística, social, cultural e política do país; muitas regiões recebem uma atenção especial para realização de melhorias e reparos nas ruas. Torna-se  evidente que o impacto se estende à todas as áreas da comunidade em que vivemos, desde as mais complexas até às mais cotidianas.

Colher os frutos desse engajamento é responsabilidade individual, das famílias e, principalmente, das escolas. O nosso futuro é resultado de tudo que tem sido explorado hoje na vida de crianças e adolescentes. O papel dos educadores é viabilizar um ambiente aberto, plural e seguro para que os alunos descubram suas identidades como agentes de mudança no mundo que está para se formar a partir de seu posicionamento. O ano de 2024 trará grandes oportunidades de questionamento, curiosidade, inserção, motivação, crítica, entendimento e contextualização. Todo professor tem em mãos ferramentas para dar um novo significado ao processo educacional além das grades curriculares, utilizando o cenário como plataforma de conhecimento e novas habilidades.

Em resumo, o G20 oferece uma oportunidade única para os alunos do Colégio Carmo Mangia e para todas as escolas no Rio de Janeiro; esses jovens poderão ver de perto a movimentação na cidade e a grande visibilidade que essa reunião traz, poderão aprender sobre temas além de seus ambientes cotidianos. Ao acompanhar as discussões e decisões, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda do mundo em que vivem e se preparar para enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI. Ao observar e aproveitar essa oportunidade, aqui no Rio de Janeiro, os alunos podem se tornar cidadãos informados, engajados e capacitados a fazer história em um mundo em constante mudança e movimento.