Teatro na escola: no meio de tantas vantagens, um meio lúdico de ensinar respeito e solidariedade

Sim, teatro na escola traz uma série de benefícios. E vamos comentar vários hoje aqui.

Mas queremosdesde já destacar um deles: a oportunidade de trabalhar de forma lúdica e simbólica valores sociomorais, como respeito e solidariedade.

Tudo isso enquanto os alunos aumentam seu repertório cultural e ampliam vocabulário.

Curioso para saber como é possível?

Então continue aqui com a gente e veja as portas que se abrem com essa atividade extracurricular, além de conhecer um projeto que desenvolvemos aqui no CCM que nos trouxe imenso orgulho:

• Quais os benefícios do teatro na escola
  • O Ubuntu e a consciência de uma sociedade sustentada por respeito e solidariedade
  • Como matricular o seu filho no teatro do CCM

Quais os benefícios do teatro na escola

Uma das manifestações artísticas mais antigas que existem, o teatro não é só recreação e diversão.

Os benefícios de participar de aulas desse tipo na infância e na adolescência são inúmeros. Fazem diferença no desenvolvimento pessoal e cultural dos alunos.

Entre eles, a prática:

• ajuda a diminuir timidez
  • aumenta a capacidade de comunicação verbal e corporal
  • melhora a dicção e a projeção da fala
  • favorece a memorização, a atenção e a concentração
  • é uma forma de autoconhecimento, na medida em que o aluno tem contato direto com seus recursos corporais, vocais, criativos e emocionais
  • incentiva o contato com a literatura e a poesia
  • estimula a imaginação e desenvolve a criatividade
  • desperta a curiosidade e a vontade de descobrir novas narrativas
  • promove socialização com ricas experiências de grupo
  • é um constante exercício de relacionamento com o outro e abertura à diversidade
  • aumenta o senso de responsabilidade, a disciplina e compromisso com horários

Aspossibilidades de temas a serem trabalhados pelo teatro são infinitas.

Este ano, por exemplo, trouxemos para as aulas o Ubuntu. Um conceito africano que significa “Eu sou porque nós somos”. Uma filosofia que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras.

Isso abriu caminhos para levamos aos alunos a consciência de uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade.

Eles compreenderam não só com palavras, mas com corpo, alma e movimentosque: com Ubuntu, uma pessoa é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. Por isso o gesto simbólico que ilustra este blog: unimos nossos pés nas nossas rodas de partilha.

Além de vivenciarem os valores transmitidos, a experiência funcionou como uma forma criativa de:

• ampliar o repertório cultural e o vocabulário
  • aumentar a visão de mundo
  • favorecer a empatia
  • reduzir de maneira prática qualquer formato de opressão ou bullying

Como matricular o seu filho no teatro do CCM

O CCM está sempre pensando em propostas significativas que promovam o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Por isso oferecemos uma série de aulas extracurriculares exclusivas para os alunos da escola. Todas organizadas para diversificar as experiências e garantir o maior número de opões.

Além de teatro, temos:

• capoeira
  • ginástica rítmica
  • futsal
  • karatê
  • dança

Quer saber mais? Entre em contato que será um prazer receber você.