O que é o Programa Escola Azul e qual a importância disso?

Há quase 40 anos foi criado por uma ONG norte-americana o Dia Mundial da Limpeza.

Aconteceu no no dia 16 de setembro.

A ideia é conscientizar a população sobre o lixo descartado inadequadamente nos espaços naturais e o quanto eles provocam a poluição dos recursos hídricos.

Em homenagem à data, voluntários do mundo todo realizam mutirões de limpeza nas praias mais próximas de onde moram.

A iniciativa é perfeita. Mas sempre existem formas de reforçar projetos como esse. Ainda mais no momento atual, quando os cientistas alertam que mais de 90% dos suprimentos de alimentos marinhos em todo o planeta estão em risco. E os motivos são justamente problemas ambientais como a poluição.

Aí entra a importância da Escola Azul.

Quer saber mais? Continue aqui com a gente e veja:

• O que é o Programa Escola Azul
  • Por que foi criado o Programa Escola Azul e qual a sua importância
  • Por que o Escola Azul tem sido cada vez mais motivo de orgulho para a gente

O que é o Programa Escola Azul

O conceito surgiu em Portugal com a proposta de trabalhar o oceano como parte do currículo escolar.

O tema não fica restrito às matérias de biologia ou ciências, mas procura integrar diferentes áreas do conhecimento.

Apesar de ser explorado nas salas de aula, também não se limita aos muros da escola. Vai além.

Funciona como um convite para que os colégios reúnam alunos de diferentes idades, equipes internas e até a comunidade local com a intenção de desenvolver esse tipo de cultura sustentável.

Além do conhecimento teórico, são desenvolvidas ações de intervenções práticas e de transformações de realidades e comportamentos.

Tudo isso, claro, acaba estimulando o pensamento crítico e criativo em torno do tema, de forma que crianças e jovens se tornam especialmente engajados, conscientes, ligados emocionalmente e proativos na defesa dessa causa.

Por que foi criado o Programa Escola Azul e qual a sua importância

O programa é uma resposta ao desafio de engajar a sociedade na Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, iniciada em 2021, com prazo para terminar em 2023.

Entre outros objetivos, é importante que as novas gerações percebam que os mares e oceanos são muito mais do que um cenário bonito, são fundamentais para que a gente continue existindo no planeta.

Até porque, em breve, estudantes do mundo inteiro estarão no mercado de trabalho. Essa é uma forma das escolas envolvidas com o programa trabalharem o potencial dos seus alunos, ajudando a construir cidadãos e profissionais responsáveis e conscientes, capazes de associar ações locais a metas globais.

Por que o Escola Azul tem sido cada vez mais motivo de orgulho para a gente?

Ser uma escola azul tem um valor especial para nós do CCM. É algo bastante alinhado aos nossos princípios de garantir que nossas crianças e jovens trilhem jornadas de construção de conhecimento plenas de significado.

Sentimos um imenso orgulho a cada atividade concluída.

Um exemplo bem recente que ainda estamos celebrando: agora há pouco, entre os dias 7 e 11 de agosto, nossos alunos conseguiram recolher 4,1kg de lixo das praias.

De forma impactante, eles perceberam na pele o quanto os oceanos influenciam as nossas vidas e o quanto as nossas vidas podem afetar os oceanos.

Quer conhecer mais como pensamos e agimos? Entre em contato.