O dia 29 de novembro está chegando e, com ele, mais uma edição da nossa feira pedagógica. Um dos projetos mais aguardados aqui do colégio!
Por mais que a gente acredite no potencial de engajamento nesse formato de aprendizagem, a cada ano todos se surpreendem com o nível dos resultados e a dedicação dos alunos.
Mas por que isso acontece? Qual vai ser o tema de 2023?
Continue aqui com a gente para saber:
- Por que a feira pedagógica tem o poder de envolver os alunos no aprendizado?
- Exemplos de outros projetos ativos do Colégio Carmo Mangia
- Sustentabilidade: qual a importância de um tema como esse numa feira pedagógica?
Por que a feira pedagógica tem o poder de envolver os alunos no aprendizado?
“Não treine as crianças a aprender pela força e aspereza, mas direcione-as para o que diverte as suas mentes, para que possam descobrir, com mais precisão, a tendência peculiar do gênio de cada uma.”
Essa frase do Platão nos representa. Faz parte do nosso site, quando falamos em projetos. E de certa forma também responde às perguntas sobre a importância de uma feira pedagógica e sobre o poder de engajamento nessa atividade.
Numa feira pedagógica, nossos alunos ganham autonomia.
Eles têm orientação e supervisão dos professores, mas são eles que definem no que querem se aprofundar (dentro de um tema central escolhido para o ano), questionam, pesquisam, experimentam, trocam conhecimentos e ideias, vivenciam a busca de soluções, deixam aflorar suas criatividades, realizam e apresentam.
Isso envolve um sentimento de conquista e o exercício de uma habilidade socioemocional muito importante: a proatividade. Que, por sinal, aumenta a produção de dopamina, trazendo bem-estar, motivação e felicidade.
Em outras palavras: é um aprendizado altamente divertido e prazeroso.E, com isso, bastante eficiente.
Exemplos de outros projetos ativos do Colégio Carmo Mangia
Para ficar mais claro o que queremos dizer com esse formato mais ativo de ensino, vale a pena abrir parênteses e comentar rapidamente mais dois projetos que também envolvem nossas crianças e adolescentes ao longo do ano.
Um deles é o De Grão Em Grão A Galinha Enche O Papo, uma forma lúdica e estimulante de transmitir conceitos da educação financeira e criar uma relação saudável com o dinheiro.
Neles, os alunos aprendem na prática que são capazes de ter objetivos e poupar por meses, antes de vivenciar a alegria da realização de um desejo bem planejado.
O outro é o Grandes Escritores, quando eles experimentam a sensação de publicar seus próprios livros – com direito a sessão de autógrafos.
Mais uma maneira leve e prazerosa de se desenvolverem. Enquanto projetam e escrevem suas histórias, sem perceber, vão trabalhando competências, como curiosidade, criatividade, colaboração, comunicação e análise crítica.
Sustentabilidade: qual a importância de um tema como esse numa feira pedagógica?
Se um projeto como esse da feira pedagógica é tão eficiente para que os alunos incorporem os conhecimentos, vale a pena que o seu tema seja algo relevante para eles, para nós, para o futuro.
O deste ano é “sustentabilidade”. Até em coerência com a postura do nosso colégio – que, entre outras formas de criar consciência ambiental,faz parte do Programa Escola Azul e tem sua própria hortinha, sem agrotóxicos e com muito respeito a tudo que nos cerca.
Com toda certeza, a feira será um reforço da nossa intenção de ajudar a construir cidadãos e profissionais responsáveis e empáticos, cientes do impacto das suas atitudes locais não só por aqui, mas para todo o planeta.
Ansioso para ver no que vai dar? Não perca nossos próximos posts nas redes sociais. O que as nossas turminhas estão preparando vai dar o que falar.